Acervo Digital do 8 de Janeiro: conheça os dados e obtenha acesso
O Acervo Digital do 08 de Janeiro nas Plataformas busca oferecer uma resposta aos desafios enfrentados para documentar e preservar vídeos e imagens relacionados aos ataques de 08 de janeiro de 2023. Diante da efemeridade dos conteúdos das plataformas e da remoção de informações fundamentais para a reconstituição dos fatos, a iniciativa busca garantir a memória e subsidiar pesquisas sobre os riscos à democracia no Brasil contemporâneo.
A preservação desses dados tem como finalidade garantir que o conteúdo, mesmo quando removido das plataformas, continue acessível para fins da reprodução de pesquisas acadêmicas com interesse público e para fomentar a construção da memória nacional.
O armazenamento e compartilhamento dos dados busca servir ao interesse público ao fornecer acesso a um conjunto de dados que documenta práticas e discursos da extrema-direita no Brasil. A constituição desse arquivo é, portanto, mais do que um esforço técnico. Trata-se de um gesto político, de salvaguarda da memória coletiva, que busca impedir o apagamento e o revisionismo histórico.
OBJETIVOS
Este projeto possui o objetivo principal de fomentar um centro de estudos multidisciplinares sobre a tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023, dialogando com conceitos e problemas de pesquisa dos campos das Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas. Entre os objetivos específicos, estão:
as condições de visibilidade e apagamento de conteúdos nas plataformas digitais;
os impactos das políticas de moderação e governança no acesso à informação histórica;
estratégias de preservação digital voltadas à documentação de momentos críticos da democracia brasileira.
Metodologia do Acervo
O acervo reúne textos, imagens, vídeos e metadados de conteúdos publicados em plataformas abertas entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, oferecendo um panorama da circulação digital em torno dos ataques às sedes dos três poderes no Brasil. O banco de dados foi construído a partir de três tipos de fontes: as principais redes sociais utilizadas no país, como Facebook, Instagram, X (Twitter), YouTube, TikTok e Kwai, e também plataformas alternativas conhecidas como “sombrias”, como BitChute, Gettr, Rumble, Odysse e Altcensored, frequentemente associadas à desinformação e à exclusão de produtores de conteúdo das mídias tradicionais. A coleta busca mapear o ecossistema de circulação de discursos políticos em ambientes digitais, priorizando a abordagem multiplataformas e multimodal.
COMO OBTER ACESSO?
Este projeto possui o objetivo principal de fomentar um centro de estudos multidisciplinares sobre a tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023, dialogando com conceitos e problemas de pesquisa dos campos das Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas. Entre os objetivos específicos, estão:
Leitura da Declaração de Privacidade e Proteção de Dados
Preenchimento do Formulário de Solicitação de Acesso e Termo de Responsabilidade
Envio da documentação para acervo8jan@puc-rio.br
Declaração de interesse/compliance
O projeto possui caráter estritamente acadêmico e científico. Seu objetivo é a preservação da memória histórica e o fomento à pesquisa científica. A análise dos dados é conduzida com rigor metodológico, visando exclusivamente a compreensão de fenômenos sociais e comunicacionais relevantes para a democracia brasileira. Este projeto não tem fins lucrativos e se destina exclusivamente a objetivos acadêmicos e históricos.
Compartilhe sua base de dados
Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a contribuírem com o Acervo do 8 de Janeiro, compartilhando bases de dados relacionadas ao tema, produzidas no contexto acadêmico. Nosso objetivo é ampliar e diversificar o acervo, fortalecendo a produção científica coletiva e a preservação de registros digitais sobre os ataques antidemocráticos de 2023. As contribuições serão devidamente referenciadas e incorporadas ao arquivo com transparência e compromisso ético, valorizando o esforço de mapeamento, análise e documentação realizados por diferentes grupos de pesquisa.