A coleção #VemProQuartel reúne, organiza e cataloga as publicações de convocação aos atos antidemocráticos que culminaram em 8 de janeiro de 2023. Ao lançar luz sobre os discursos e visualidades que circulavam nas plataformas digitais, busca-se provocar uma reflexão crítica sobre os negacionismos e disputas pela memória deste momento histórico.
Apresenta-se na coleção um registro histórico de como símbolos, narrativas e estratégias de comunicação foram instrumentalizados na construção de um ambiente de ruptura democrática. A iniciativa convida o público a observar os mecanismos de atuação da extrema direita no Brasil contemporâneo, materializando a organização e volume das convocações para os atos antidemocráticos.
A partir das imagens, revisitamos os discursos que antecederam e sustentaram o processo que culminou nos ataques do 8 de janeiro. Textos que evocam apelos patrióticos, códigos visuais de guerra e uma estética de mobilização radical, quase sempre pautada por teorias conspiratórias e por uma retórica de enfrentamento. A narrativa de protagonismo e salvação da pátria costura as convocações, chamando os ‘cidadãos de bem’ para a rua e para frente dos quartéis.
A coleção permite o uso de filtros, para exploração personalizada do arquivo. O processo de curadoria das imagens considerou criteriosamente o respeito à privacidade das pessoas envolvidas. Todas as peças foram anonimizadas: não possuem autoria identificável e são, em sua maioria, publicações que circularam massivamente nas mídias digitais. Esse cuidado ético visa garantir que a exibição e análise dos conteúdos se deem sob perspectiva crítica e histórica, sem exposição individualizada.
Dessa forma, a curadoria convida cada visitante a olhar de perto, com senso crítico e histórico, para um acervo que contextualiza o 8 de janeiro para além de um evento isolado. A partir da coleção, compreender caminhos pelos quais a democracia é ameaçada e, por isso mesmo, precisa ser defendida com atenção redobrada.