INSTITUCIONAL
Esta iniciativa tem como objetivo fomentar uma rede de pesquisas multidisciplinares sobre a tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023 e seus rastros digitais. O Acervo possui metadados, textos, imagens e vídeos das publicações que foram compartilhadas em diversas plataformas digitais abertas entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023.
A preservação desses dados tem como finalidade garantir que o conteúdo, mesmo quando removido das plataformas, continue acessível para a reconstituição dos fatos que colocam em risco a democracia no Brasil contemporâneo. O arquivo documenta práticas e discursos da extrema-direita no Brasil, e a constituição desse arquivo é, portanto, mais do que um esforço técnico. Trata-se de um gesto político, de salvaguarda da memória coletiva, que busca impedir o apagamento e o revisionismo histórico.
Laboratório de Pesquisa
O projeto é desenvolvido pelo Condado Lab – Grupo de Pesquisa em Comunicação,
Dados e Tecnologia da PUC-Rio, coordenado por Marcelo Alves, professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC-Rio, em articulação com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), o Instituto Democracia em Xeque e o Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio.
Essa rede de pesquisa reúne especialistas em comunicação, ciência de dados, plataformas digitais e democracia, com foco na produção de conhecimento crítico sobre as dinâmicas tecnopolíticas que afetam os regimes de informação e a memória coletiva no Brasil contemporâneo.
Marcelo Alves
Professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio
Lorrana Melo
Mestranda do PPGCOM/PUC-Rio
Beatriz Montenegro
Mestranda do PPGCOM/PUC-Rio
Tiago Sol
Graduando de Estudos de Mídia e bolsista PIBIC
Maria Bourgeois
Graduanda de Jornalismo e bolsista PIBIC
Mariana Santos
Graduanda de Estudos de Mídia e bolsista PIBIC
Brenda Gusmão
Graduanda de Jornalismo
Beatriz Waehneldt da Silva
Graduanda de Jornalismo
Missão
Preservar e compreender os rastros digitais de momentos críticos da democracia brasileira.
Visão
Ser referência naciona em metodologias de arquivamento de mídias digitais com fins históricos e acadêmicos
Valores
Compromisso com a memória, defesa da democracia, rigor científico e ética na produção de conhecimento.
Financiamento
O projeto conta com investimento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) e do Edital do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu) da PUC-Rio.
Apoio